sábado, 24 de março de 2018

Sócrates e os virus nas escutas...







Na sua saga para  intimidar a justiça,  o arguido José Sócrates usa todas as estratégias. A dilação será obviamente uma delas. Agora,  vem o seu advogado alegar que as escutas estão infetadas com um virus tornando pouco perceptíveis as mensagens e os próprios intervenientes.
VER AQUI
Enfim, tudo manobras dilatórias destinadas a protelar, retardar a marcha inexorável da máquina judicial. O nosso ordenamento jurídico tem garantias e não podem ser lançadas borda fora. Daí a legitimidade destas manobras. Contudo, qualquer observador independente e lúcido não poderá deixar de olhar para isto como uma estratégia. E é.
José Sócrates, não estará, ele próprio, infetado por algum virus?!!!
Ao longo deste intrincado processo nós observamos situações caricatas e rocambolescas que indiciam algo de patológico na sua praxis. 
Há tempos a jornalista Manuela Moura Guedes, no jornal I, dizia mesmo abertamente, que era um caso paradigmático de um  psicopata.



Não irei tão longe. Acredito que foi infetado pelo virus da ambição. Ambição desmedida que o leva a tentar comprar toda a gente e a ultrapassar todos os obstáculos para conseguir os seus fins, comprando tudo e todos. Os diversos episódios que protagonizou, nomeadamente a compra dos seus próprios livros no mercado (usando intermediários), a contratação de uma entidade para lhe fazer o livro, depois, mandar fazer a tradução para francês,  tentando fazer crer que foi o seu trabalho  de aluno na Sorbonne, são algo de rocambolesco, patológico mesmo.
Um homem de certo relevo na política (e isto é inquestionável) ao enveredar por esta via tenebrosa sujeita-se a chantagens, a aproveitamentos ilícitos. Tudo se sabe, mais tarde ou mais cedo, e quem faz isto é capaz de muito mais. As formas de pagamento os esquemas imaginativos são fruto de uma imaginação doentia. Mais tarde ou mais cedo, com escutas ou sem escutas, tudo isto se vem a saber e é o escárnio generalizado.

A ambição quando em doses desmedidas gera monstros. sim, os criminosos são monstros onde a ambição é o gatilho. Ser ambicioso não é crime, até é saudável. Contudo, quando se pensa que os fins justificam os meios, que toda a gente tem preço, que tudo vai ser adquirido na feira da ladra, que é, grosso modo, esta sociedade moderna onde a lei da selva impera, então, o caso muda de figura. Já não é a ambição saudável normal em qualquer cidadão que se preze. É uma pulsão doentio que conduz à mentira compulsiva, ao crime  organizado,  à utilização de pessoas no próprio seio familiar e nas afetividades,  usando-as como simples marionetas descartáveis.
Usar as pessoas  e descartá-las, na hora em que deixam de ter interesse para saciar a sua sede de ambição é típico e sintomático.

Não foi isso que se viu ao longo de toda esta enxurrada de situações escabrosas? Não é isso que se vê neste icebergue medonho, onde ainda só estão visíveis algumas partes mas onde o resto poderá ser muito mais gravoso. Sim, porque quem funciona nestes moldes é capaz de tudo para silenciar adversários, para comprar colaboradores, para envolver compagnons de route...

As escutas relatam apenas alguns casos que se conhecem. O que mais andará por aí encoberto? Quantos apóstolos andarão a seguir o mestre, cumprindo uma estratégia bem urdida e destinada à sacralização da criatura no altar da opinião pública?!

Quanto teria pago para que os estudantes de Coimbra se prestassem a esta vassalagem ?! Quanto pagará pelos jantares de homenagem feitos por esse país fora, como sinal de "desagravo", para branquear a imagem do mestre, para incensar e polir a aura de santidade da criatura?!
A forma como fala de alguns "protegidos" (v.g. Carlos Magno e Afonso Camões) é algo de preocupante para a própria comunicação social em geral. Ele visa o controlo absoluto e tudo fará para conseguir esse desiderato. A sua "solução final" será arrumar com todos os jornalistas com verticalidade que não são seus arautos e que não vergam ao peso do vil metal.
Sabemos que como pano de fundo existe a cobertura da fraternidade maçónica. Contudo, o caso do juiz Rangel veio pôr a nu  toda a força de que dispõe, todo o arsenal de gente politicamente grata ou  deslumbrável com certas excentricidades financeiras.
O que se sabe e veio a lume é apenas a parte visível do icebergue. Os tentáculos poderosos que podem estar silenciados neste momento mas que se adivinham potencialmente poderosos, poderão desencadear um tsunami de dimensões colossais.

A vida do juiz Carlos Alexandre está em perigo, ninguém duvide. Certos jornalistas do _Correio da Manhã e da própria televisão (os que não vergaram...), podem, a todo o momento ser alvo de situações graves pois a superestrutura  que controla tudo isto, está indelevelmente ligada a ele. Nomes? Deixo ao cuidado dos leitores... Eles são tantos...
Os fins justificam tudo: a mentira sistemática, a obstrução da justiça, a intimidação de jornalistas, a intimidação de juizes.

josé leite de sá

Sem comentários:

Enviar um comentário